Acesse nosso Facebook

Bem Estar

Atenção: frio pode agravar quadros de doenças dermatológicas

Avatar

Publicado

no dia


Com a chegada do inverno o clima fica mais seco, o ar frio e os banhos mais quentes. Esta combinação faz com que a pele sofra nesta época, podendo agravar quadros de doenças de pele, que fica mais ressecada e exposta.
Por isso é fundamental reforçar os cuidados com a pele nesta época. Quem comenta o assunto são as dermatologistas do Centro Médico São José de Cerquilho, Dra. Bruna Barros e Dra. Maria Sílvia Canetti.

“Diversos problemas de pele podem incomodar neste período. Um deles é a dermatite atópica, um tipo de alergia, que causa coceira e lesões na pele, que chega a descamar. Também é comum agravar os quadros de dermatite seborreica, a caspa, que causa descamação no couro cabeludo e excesso de oleosidade”, afirma Dra. Sílvia. “Também pode ocorrer a piora nos quadros de eczema, problema crônico, que causa inflamações e manchas vermelhas na pele. Embora não seja grave, causa desconforto e aparência desagradável”, completa Dra. Bruna.

Outra doença de pele que sofre interferência do clima frio é a psoríase. “A psoríase, uma doença causada pelo crescimento anormal das células da pele, também agrava nesta época, pois o ressecamento aumenta a descamação da pele”, acrescenta Dra. Maria Sílvia.

Com tantos exemplos de problemas de pele potencializados com o frio e tempo seco, é importante agir preventivamente e cuidar desta tão importante parte do corpo. Para isso, as dermatologistas reuniram algumas dicas de cuidados essenciais no inverno:

1) Use sempre o protetor solar, inclusive em dias frios e nublados;
2) Evite banhos muito quentes e demorados;
3) Não utilizar buchas e toalhas muito ásperas durante e após o banho;
4) Secar a pele muito bem, principalmente próximo às dobras, para evitar micoses;
5) Beba bastante água para manter o corpo e a pele bem hidratados;
6) Aplique hidratante em todo o corpo, após o banho para melhor absorção;
7) Utilize hidratante facial apropriado para evitar a acne;
8) Não esqueça dos hidratantes labiais, como a manteiga de cacau;
9) Mantenha uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais.
10)Consultar um dermatologista caso apresente algum sintoma referente a doenças de pele.

Publicidade