Acesse nosso Facebook
     

Bem Estar

Uso excessivo do celular pode causar problemas nas mãos

Avatar

Publicado

no dia

Uso excessivo do celular pode causar problemas nas mãos: Para muita gente, o celular é algo inseparável. Um ajudante na hora do trabalho, um companheiro nos momentos de lazer e o jeito mais fácil de conversar e se conectar com o mundo. Com tantas vantagens, há pessoas que passam horas com o aparelho nas mãos. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela que o brasileiro chega a ficar até três horas utilizando o celular e, com isso,

Lá se vão os toques infinitos na tela

Atualmente, não é difícil uma pessoa trocar 500 mensagens de texto, por dia, o que significa 15 mil toques diários. Os dedões não param! Levantam e abaixam rapidamente e ninguém repara que esse movimento automático é repetitivo e que, ao longo do tempo, pode causar danos. A  reclamação mais comum é a dor nos punhos e polegares. 

De acordo com Dr. Daniel Contri, médico ortopedista especialista em cirurgia da mão da Ápice Medicina Integrada, de Sorocaba (SP), os movimentos repetitivos podem levar à artrite, que é uma inflamação nas articulações e ai está o dano que o uso excessivo do celular pode causar problemas nas mãos . “Não há evidências de que apenas o uso do celular possa provocar o problema, mas os movimentos das mãos como um todo são os causadores. É claro que, se a pessoa passar mais tempo no aparelho, esse fator será preponderante”, explica o ortopedista.

O Brasil é o quinto país do mundo em número de aparelhos celulares – superando a marca de um celular por habitante –  e o uso indiscriminado não apenas dessa, mas de outras tecnologias, como os computadores, tem levado muita gente ao consultório médico, em razão de dores nos membros superiores. As lesões por esforço repetitivo já são a maior causa de afastamento do trabalho no país. “Sempre digo que, hoje em dia, não tem como evitar o uso do celular, mas é preciso bom senso. O problema é o excesso”, afirma Dr. Daniel.

Segundo pesquisa do Hospital Albert Einstein, a maior incidência de dores nas mãos é na idade produtiva, entre 19 e 60 anos. Mas, com a acessibilidade crescente à tecnologia, a faixa entre 14 e 18 já representa 40% dos casos. O uso do celular e do computador cresceu muito entre os adolescentes e jovens e, junto com isso, os problemas de saúde relacionados. “Tem aparecido muito jovem no consultório, queixando-se do problema. Eu oriento que é possível amenizar os danos, tomando algumas precauções, como não usar apenas os polegares para digitar, mas também os indicadores, além de intercalar as mãos, isso sem falar, é claro, de evitar os exageros”, detalha o médico.

Uso excessivo do celular pode causar problemas nas mãos

Geralmente, se o a dor não evoluiu para uma artrite, apenas analgésicos e repouso são suficientes. Contudo, dependendo do caso, é preciso um acompanhamento médico que vai indicar o tratamento adequado. O importante é que, ao perceber os primeiros sintomas, a pessoa procure um especialista. “As mãos são muito valiosas, precisam ser cuidadas e, como qualquer outra parte do corpo, merecem descanso”, frisa Dr. Daniel.

A Ápice Medicina Integrada fica localizada na Rua Eulália Silva,214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3229-0202, pelo site:ápice.med.br ou pelo Facebook:Facebook.com/apicemedina.sorocaba.

Publicidade