Conecte-se conosco
 

Bem Estar

Veja 5 dicas valiosas de como diminuir a pele oleosa

Avatar

Publicado

em

Como diminuir a pele oleosa?

A pele oleosa é bem comum e causa incômodo para a maioria dos brasileiros.Oleosa é um dos tipos de pele classificados pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e, além de ser muito comum, é aquela que as pessoas mais procuram uma maneira de combater.Mas, o que define uma pele oleosa e como podemos diminuir a oleosidade?


O conceito

A pele oleosa é aquela que tem como principal característica a grande produção de sebo, pelas glândulas sebáceas.Geralmente, essa característica é herdada geneticamente, mas também pode ser causada por elementos externos como alimentação e exposição ao sol.A principal característica de uma pele oleosa é ter os poros bastante dilatados, o que  favorece a aparição de acne, cravos e espinhas, e faz da pele visualmente mais brilhosa.

Como diminuir a oleosidade?

Sabendo o que é uma pele oleosa, vamos olhar o que podemos fazer para combater a oleosidade!Use sabonete para o rosto.Todos os dermatologistas concordam: o uso de sabonetes para rosto específicos para a pele oleosa pela manhã é ótimo para limpá-la.O ideal é utilizar esse produto antes de aplicar a maquiagem, o que mantém por mais tempo a secura da pele.Mas, atenção: apesar de ser benéfico, não é recomendado usar o sabonete mais de duas vezes ao dia!


2. Lave o rosto com água friaQuanto mais alta a temperatura, maior o estímulo para os poros do rosto se dilatarem. Quando você já possui a pele oleosa, lavar o rosto com água quente piora mais ainda essa situação.Além disso, os poros muito abertos facilitam a entrada de sujeira que pode causar irritações na pele.


3. Use apenas produtos feitos para o rostoA pele no resto do corpo tem a tendência de ser mais seca do que a pele no rosto. Por isso, os produtos feitos para o corpo são mais densos e costumam ser oleosos, característica que já não é boa para qualquer tipo de pele, especialmente para as mais oleosas.Usar um produto do corpo no rosto acaba deixando a pele ainda mais oleosa, gerando um desconforto que poderia ser evitado.


4. Fique de olho na alimentaçãoA sua alimentação influencia bastante na oleosidade da pele, não apenas os alimentos ricos em gordura, mas carboidratos refinados (pão, macarrão, biscoitos) além de doces no geral, aumentam a oleosidade de todo o corpo.O ideal é balancear a alimentação e evitar esses alimentos, ou procurar opções com menos açúcares.


5. Evite maquiagem cremosaMaquiagens muito cremosas tendem a ser mais oleosas. Juntamente com a oleosidade que já existe no próprio rosto, esses produtos deixam a pele ainda mais pegajosa e podem facilitar o aparecimento de acne.