Conecte-se conosco
 

Capivari

Obra para Implantação do Sistema de Desidratação de lodo da ETA I continua

Avatar

Publicado

em

A Implantação do Sistema de Desidratação de Lodo da Estação de Tratamento de Água (ETA I) continua e aproximadamente 40% da obra está concluída. O lodo é um subproduto do tratamento de água, gerado na ETA, formado por sólidos e imponderados químicos, constituindo uma massa de partículas orgânicas e inorgânicas, densa e viscosa.

O engenheiro ambiental do SAAE, Caio Kerches, explica que a autarquia projetou este sistema que não permite mais o lançamento direto de águas de lavagem da ETA nos cursos da água. “Com este sistema podemos recuperar a água empregada na lavagem fazendo com que a mesma retorne ao processo de tratamento, separando o sólido do líquido”, destaca Caio.

O contrato junto a empresa, Arion – Engenharia e Construção Eireli – EPP, permite a implantação de um tanque de equalização e decantação, estação elevatória de recirculação, estação elevatória de descarte de lodo, uma unidade de desidratação de lodo e os equipamentos hidráulicos e hidromecânicos.

O superintendente do SAAE, José Luiz Cabral, ressalta que “com a implantação deste sistema o SAAE estará atendendo as exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que não permite mais o lançamento direto de águas de lavagem dos filtros e decantadores nos corpos d’água da bacia do rio Capivari, explica Cabral.

Para o prefeito Rodrigo Proença, o SAAE é uma potência para o desenvolvimento econômico e ambiental de Capivari, “acompanho de perto o trabalho desenvolvido por toda a equipe do SAAE na busca por novos investimentos para aprimorarmos cada vez mais o saneamento básico e, consequentemente a qualidade de vida de todos os capivarianos”, ressalta o prefeito.

Estão sendo investidos na implantação deste sistema cerca de R$ 2,8 milhões, incluindo a contrapartida do SAAE no valor de R$ 455 mil.