Conecte-se conosco

Cidade

Melhorias na Barragem Leopoldina visam diminuir riscos de enchentes em Capivari

Avatar

Publicado

em

As iniciativas em prol da Operação Verão não param em Capivari. Para atender ao Plano de Ação Imediata, a Prefeitura de Capivari, por meio da Defesa Civil, recebeu o apoio da empresa Raízen que implantou uma modernização no sistema de abertura e fechamento da comporta da barragem Leopoldina. A melhoria visa facilitar o escoamento da água, auxiliando na diminuição do risco de enchentes e alagamentos.

Um processo que levava cerca de 3 a 4 horas para ser realizado com o apoio de oito pessoas que revezavam entre si, agora é feito em uma hora por meio de duas pessoas. “A Defesa Civil tem trabalhado de forma preventiva. Nosso município sofre com as chuvas que, consequentemente, quando em grande volume, acarretam alagamentos, mas nossos esforços estão concentrados em diminuir ou impedir esses acontecimentos”, explica o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença. Ele comenta ainda que a colocação do motor traz os benefícios que a cidade precisa. “Há tempos discutimos uma forma de otimizar nosso trabalho, garantindo mais agilidade em momentos de enchentes. Estamos muito satisfeitos com a colocação do equipamento”, conclui.

A Defesa Civil está fazendo o monitoramento constante do nível da régua do rio Capivari e o acompanhamento de toda a rede telemétrica do rio nas cidades de Campinas e Monte Mor em tempo real, e procedendo a abertura antecipada das comportas da Barragem Leopoldina em sua totalidade. A Operação Verão teve início em 1 de dezembro e seguirá ativa até 31 de março.

Publicidade