Internet

Desenhos para colorir: conheça 9 benefícios desta prática

Na internet é possível encontrar muitos desenhos para colorir, as crianças hoje com um celular ou tablet, pode colorir mesmo no próprio aparelho.

  • Desenhos para colorir e imprimir

Mas, o bom mesmo, são os desenhos para colorir e imprimir. Com estes, pode-se pegar os tradicionais lápis, ou giz de cera, e mãos a obra. Mais importante que somente assistir desenhos, como Peppa pig, por exemplo, é pode colorir toda a família PIG.

Os desenhos para colorir e imprimir do unicórnio, estão entre os mais procurados.

Os benefícios dos desenhos para colorir:

1) Auto-expressão – colorir uma “tela” em branco (papel) é uma maneira de crianças e adultos se expressarem. Você pode dizer muito sobre o modo como uma pessoa está se sentindo pelas imagens que desenham, as cores que usam, etc. É importante dar às crianças uma chance de se expressarem, e nem todas as crianças se expressam por palavras e por escrito. muitos usam arte. 



2) Reconhecimento de cores 



3) Terapia – para muitas pessoas (eu incluído) a coloração é terapêutica. Independentemente de estar rabiscando ou colorindo a “melhor foto de sempre”, a coloração pode ser uma maneira de desestressar, depois de uma movimentada manhã de trabalho escolar, relaxar e se acalmar, depois das tensões de um dia na escola ou no trabalho .



4) Aderência / Controle – muitas crianças aprendem a segurar um lápis, uma caneta, um marcador ou um lápis de cor, aprendendo primeiro como segurar um lápis de cera. Os pequenos músculos necessários para a caligrafia depois começam a ser desenvolvidos durante a coloração. 



5) Coordenação 



6) Construção de habilidades motoras 



7) Foco – Prestar atenção a uma única tarefa por um período de tempo é necessário para colorir e para todos os tipos de coisas ao longo da vida.



8) Limites – Outra coisa que as crianças aprendem com as páginas para colorir, com imagens pré-impressas nelas, é como aceitar limites. Enquanto uma criança pequena ou pré-escolar pode rabiscar toda a folha de uma coloração, sem respeitar os limites (linhas na página para colorir), à medida que a criança cresce, eles começam a respeitar essas linhas e fazem um esforço para colorir entre elas. Embora eu incentive a coloração de papel em branco para liberdade de expressão sempre que possível, para muitas crianças em idade pré-escolar, as páginas para colorir pré-impressas são sua primeira exposição a limites impressos. Essa exposição precoce aos limites impressos será uma grande ajuda quando chegar a hora da escrita e a criança tiver que respeitar os limites das linhas de escrita pré-impressas no papel.



9) Marco – Esta é a última pequena “importância” da coloração que mencionarei por ora, e que a coloração nas linhas é um marco, um sentimento de realização, o primeiro passo para uma carreira acadêmica de sucesso para muitas crianças. Para muitas crianças colorir nas linhas é tão importante quanto contando até 10, contando até 100, recitando o alfabeto, aprendendo os fatos de multiplicação, e assim por diante. É um marco que diz “sim, eu posso” fazer o que quer que eu encontre, e proporciona às crianças orgulho, senso de autoestima, e as ajuda a se sentirem aceitas em uma sociedade que muitas vezes é rápida em julgar, e lenta para responder. Esse sentimento de realização os levará pela vida e os ajudará a não desistir tão facilmente, quando surgir algo novo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo