Acesse nosso Facebook




Legislativo

Santa Casa foi tema que predominou a Sessão de Câmara em Capivari

Avatar

Publicado

no dia

A Câmara Municipal de Capivari realizou a 10ª Sessão Ordinária, na segunda-feira, 08, na Sala das Sessões “Abílio Sérgio Annicchino”, no Palácio 10 de Julho.


Durante a sessão, um dos assuntos mais comentados foi a situação da Santa Casa de Misericórdia de Capivari, e de como a entidade necessita do apoio financeiro dos municípios vizinhos, Rafard, Mombuca e Elias Fausto, que utilizam os serviços, mas que não repassam recursos extraorçamentários como faz o município de Capivari.


Durante a leitura do Expediente, o vereador Bruno Barnabé (PSDB), solicitou a votação em bloco e em regime de urgência dos projetos de lei do n.º 072 a 083/2019. Esses projetos, que dispõem sobre alterações orçamentárias, foram encaminhados à votação na Ordem do Dia da sessão.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Capivari, vereador Valdir Antônio Vitorino “Valdir da Farmácia” (PSL) pediu urgência na votação do Projeto de Lei n.º 003/2019, da Câmara Municipal de Capivari. Todos os vereadores aprovaram o pedido e o projeto seguiu para votação na Ordem do Dia.


INDICAÇÃO


O vereador Edson José Bombonatti (PSL) indicou serviço de poda de árvores na Rua João Adolfo Stein, na Rua Barão do Rio Branco, no Centro, e agilidade na compra de van adaptada, que segundo resposta de requerimento, encontra-se em processo licitatório.


O vereador Guacyro Justino Alfredo (DEM) indicou a revitalização das praças Rodrigues de Abreu e Dr. Cesário Mota, no Centro, elevando a altura dos canteiros e a remodelagem paisagística.


O vereador Valdir Antônio Vitorino “Valdir da Farmácia” (PSL) indicou a colocação de placas de sinalização em todas as ruas do bairro Residencial Villa Di Capri e a colocação de semáforo no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco com Fernando de Barros.


MOÇÃO DE APLAUSOS


De autoria do vereador Valdir Antônio Vitorino “Valdir da Farmácia” (PSL), vice-presidente da Câmara Municipal de Capivari, a Moção de Aplausos n.º 009/2019, com apoio dos demais vereadores, teve como objetivo homenagear a Defesa Civil de Capivari, representada pelo coordenador Júlio Capóssoli Neto, pelos excelentes serviços prestados à população de Capivari e pelo reconhecimento através da Medalha Da Defesa Civil, entregue pelo governo do Estado de São Paulo, na semana anterior.


TRIBUNA LIVRE


Os vereadores que falaram na Tribuna Livre foram Mateus Scarso (MDB), Nelson de Sousa Soares (PR), Bruno barnabé da Silva (PSDB), Guacyro Justino Alfredo (DEM) e Edson José Bombonatti “Tambuzinho” (PSL).


Mateus Scarso (MDB) falou sobre a resposta da Prefeitura Municipal ao requerimento que questiona o aumento da taxa de coleta de lixo no município. Segundo o vereador, faltam informações solicitadas. O vereador solicitou ao setor jurídico da Câmara Municipal que proceda à representação junto ao Ministério Público, a quem encaminhará a documentação necessária ainda nesta semana, pedindo investigação a respeito do aumento que considera abusivo.

Também pediu estudo sobre o uso do dinheiro das multas de trânsito para operações tapa-buraco e recapes. O vereador ainda falou sobre o pedido constante dos moradores dos bairros Cancian e Bosque dos Pinheiros, para o asfaltamento, se a Prefeitura Municipal tem intenção de aderir ao Plano Comunitário de Melhorias (PCM).


Nelson Soares (PR) solicitou ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Capivari (SAAE) atualização e divulgação de um serviço de atendimento 24 horas através do 0800. Soares comentou que nesta semana estará se reunindo com o prefeito do município de Elias Fausto para tratar da necessidade de repasse de recursos extraorçamentários para a Santa Casa de Capivari, onde são atendidos pacientes deste município, além de Rafard e Mombuca. O parlamentar falou sobre reunião que teve com responsável pelo setor de transporte da Prefeitura Municipal, quanto às irregularidades em que encontram e que já foram tomadas providências para melhorias.
O vereador Bruno Barnabé (PSDB) defendeu a Prefeitura Municipal de Capivari quanto ao repasse de recursos para a Santa Casa de Capivari.

Ele afirmou que os municípios vizinhos não estão colaborando com recursos extraorçamentários que não vêm pela Gestão Plena, mas que são feitos após aprovação da Câmara Municipal como suplementação orçamentária para que a Santa Casa possa continuar atendendo a população. Para o vereador, é necessário cobrar o apoio desses municípios que usam a Santa Casa.


O vereador e médico Guacyro Justino Alfredo (DEM) também defendeu o município de Capivari na luta para que os municípios vizinhos que utilizam a Santa Casa, contribuam com repasses de recursos extraorçamentários. Sugere aos gestores municipais fazerem o máximo de atendimento aos pacientes em cada um dos municípios. O vereador ainda sugeriu à Santa Casa que melhore seu sistema de informação dos atendimentos de pacientes de outros municípios.


O vereador Edson José Bombonatti “Tambuzinho” (PSL) rebateu as denúncias contra ele e afirmou que os trabalhos voluntários feitos por ele e seus irmãos que o ajudam, em nada dependem da Prefeitura Municipal. Ele afirmou que os autores da denúncia por crime ambiental deveriam se preocupar em ajudar a população.


ORDEM DO DIA


Os projetos de lei do n.º 072 a 083/2019, da Prefeitura Municipal de Capivari foram aprovados em bloco e por unanimidade. Eles dispõem sobre alterações orçamentárias do município.


Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei n.º 003/2019, da Câmara Municipal de Capivari. O projeto trata de alteração no artigo 5º da Lei n.º 5.156/2017, que concede auxílio transporte aos servidores da Câmara Municipal de Capivari.


O vereador Edson José Bombonatti “Tambuzinho” (PSL) pediu vistas ao Projeto de Lei n.º 037/2019, da Prefeitura Municipal de Capivari. O pedido teve aprovação de todos os vereadores e o projeto voltará à votação posteriormente.


Por último, o Requerimento n.º 094/2019, do vereador Edson José Bombonatti “Tambuzinho” (PSL) questiona ao Poder Executivo sobre qual empresa foi contratada para fornecer a merenda escolar, além de outras informações.


A Sessão Ordinária terminou às 20h55. No canal da Câmara Municipal de Capivari no Youtube, encontra-se o vídeo completo da sessão, que é semanalmente transmitida ao vivo. A 11ª Sessão Ordinária acontecerá na segunda-feira, 15, no Palácio 10 de Julho.

Publicidade

Mais lidas