Acesse nosso Facebook

Mundo

Medicamento à base de cetamina é aprovado para o tratamento da depressão grave nos EUA

Avatar

Publicado

no dia

Um tratamento inovador baseado na amplamente utilizada droga recreativa cetamina foi aprovada nos EUA para pessoas com depressão severa .

Esletamina é administrada como um spray nasal e foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) nesta semana, depois de ensaios mostrando que poderia aliviar os sintomas depressivos dentro de horas.

Isso é diferente dos antidepressivos comuns , que podem levar dias para surtir efeito, deixando os doentes, que podem estar pensando em se suicidar , incrivelmente vulneráveis.

“[Essa velocidade] é uma coisa enorme porque os pacientes deprimidos são muito deficientes e sofrem muito”, disse John Mann, psiquiatra e pesquisador da Universidade de Columbia.

A esketamina é o primeiro tratamento de depressão aprovado há mais de 30 anos a atuar no cérebro de uma forma totalmente única, e será oferecida a pacientes que tentaram pelo menos dois outros tratamentos sem sucesso.

Devido ao potencial de abuso, a esketamina é administrada sob supervisão médica durante e durante duas horas após o tratamento.

“Você pode sentir isso chegando, é uma droga forte”, disse Robin Prothro, 60 anos, descrevendo cores e formas que flutuam diante de seus olhos. “Eu apenas deixo a droga funcionar. Fecho meus olhos e minha mente está incrivelmente quieta.”

No entanto, porque seus efeitos são muito mais duradouros do que os antidepressivos convencionais e ela só precisa comparecer uma vez a cada duas semanas.

A Sra. Prothro faz uso de antidepressivos há mais de 20 anos e se inscreve no teste do Spravato, já que nenhum dos cinco medicamentos diferentes que ela tentou foi eficaz.

Desde que se juntou ao julgamento, ela conseguiu retornar a hobbies que abandonou anos atrás, como jardinagem.

A molécula de esketamina é uma imagem espelhada da molécula de quetamina – que tem uma longa história de uso na medicina como anestésico – mas é três vezes mais potente, o que significa que pode ser administrada em uma dose menor.

No Reino Unido, alguns grupos do NHS oferecem tratamento assistido por cetamina para depressão grave, mas isso tem que ser administrado como uma infusão intravenosa, que é mais trabalhosa que o spray.

Ele atua visando os receptores de glutamato no cérebro e promovendo novas conexões entre as células cerebrais. No entanto, alguns grupos já alertaram que agem de maneira semelhante aos analgésicos opioides que estão causando uma epidemia de dependência nos estados.

A droga foi desenvolvida pela Janssen – parte da Johnson and Johnson – e está sendo comercializada sob o nome de Spravato.

“Tem havido uma longa necessidade de tratamentos adicionais eficazes para a depressão resistente ao tratamento, uma condição séria e com risco de vida”, disse a Dra. Tiffany Farchione, diretora interina da Divisão de Produtos de Psiquiatria da FDA.

“Ensaios clínicos controlados que estudaram a segurança e a eficácia deste medicamento, juntamente com uma revisão cuidadosa do processo de aprovação de medicamentos da FDA, incluindo uma discussão sólida com nossos comitês consultivos externos, foram importantes para a nossa decisão de aprovar este tratamento.”

Publicidade