Conecte-se conosco
 

Rafard

Prefeitura de Rafard faz manutenção na rede de tratamento de esgoto do bairro São Carlos

Avatar

Publicado

em

O Governo de Rafard realizou nesta semana a limpeza do lodo da rede de tratamento de esgoto do Loteamento São Carlos. A manutenção que foi feita através de caminhões de sucção, é periódica e visa diminuir o mau cheiro no local.

O serviço ocorreu após solicitação dos moradores do Loteamento junto ao vereador Fábio Santos. O parlamentar informou o prefeito de Rafard, Carlos Roberto Bueno, da situação e prontamente teve seu pedido atendido.

Contratado com recursos próprios, a manutenção visa retirar principalmente a matéria orgânica e outras substâncias do esgoto bruto, de forma a proteger o meio ambiente e a saúde das pessoas. Vale citar que o lodo gerado no decantador é constituído de impurezas retiradas durante o tratamento de água e de produtos de coagulação.

“A ação é de suma importância, pois o tratamento de água e o de esgoto contribuem para a qualidade de vida e para a saúde da população”, pontuou o prefeito Carlão.

O principal motivo de possíveis entupimentos são os materiais lançados de forma irregular no sistema de esgoto: gordura (que se solidifica), pedra, plásticos, pedaços de madeira e de colchão, por exemplo. São materiais que jamais poderiam estar na tubulação de esgoto, daí a importância da conscientização e respeito com o meio ambiente.

“Cada vez mais, a sociedade como um todo vem se conscientizando dos problemas que os resíduos gerados durante os tratamentos de água e de esgoto podem causar ao meio ambiente. Dar-lhes destino adequado, de forma a minimizar os impactos ao ambiente e à saúde do homem, é, sem dúvida, essencial”, destacou o Chefe do Departamento de Meio Ambiente, Guilherme Pagotto.

Características do lodo gerado na ETE

O lodo gerado durante o tratamento do esgoto doméstico tem características diferentes dos gerados nas ETAs. Enquanto no tratamento de água normalmente se utilizam produtos químicos, no tratamento de esgoto doméstico o processo é realizado biologicamente.

A Prefeitura de Rafard assume o compromisso com sua população, contratando empresas responsáveis para destinar todo o resíduo aos locais adequados e colaborando para que a água retorne às torneiras na sua forma inodora, incolor e insípida.