Acesse nosso Facebook


Região

Defesa Civil emite alerta para chuva na região

SeuJornal

Publicado

no dia

Um comunicado emitido pela Defesa Civil nesta sexta-feira (1º) alerta para os riscos de chuva forte, rajadas de vento e descargas elétricas na região de Campinas (SP) durante o carnaval. A previsão é que o volume ultrapasse os 100mm até o domingo (3).

Segundo a Defesa Civil, quando o volume supera os 80mm em 72 horas, o município entra em estado de atenção, já que o solo encharcado aumenta o risco de desmoronamento em áreas de risco.

Só para efeito de comparação, de acordo com o Cepagri, a média história de chuva em Campinas no mês de março é de 165,5mm.

‘Corredor de umidade’

Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, um corredor de umidade organizado sobre a região Sudeste mantém o tempo permanece fechado e chove a qualquer hora do dia de sexta a domingo (3).

Na segunda (4) e terça (5), o corredor de umidade enfraquece e o sol volta a aparecer. “A temperatura sobe, mas a atmosfera segue instável e há condição para tempestades entre a tarde e a noite: a chuva passa a ter curta duração e é isolada, mas ocorre acompanhada de descargas elétricas, ventanias e até risco para queda de granizo”, diz o alerta.

Equipes de sobreaviso

Coordenador da Defesa Civil, Sidnei Furtado destaca que o alerta foi encaminhado a todos os municípios e que em Campinas será mantido os plantões e equipes de sobreaviso para acionamento, caso necessário.

Publicidade

Mais lidas