Conecte-se conosco

Região

Capivari registrou 2,8°C, Mombuca teve formação de gelo

Avatar

Publicado

em

Dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) mostram que Elias Fausto (SP) registrou a menor temperatura da região durante a passagem de uma massa de ar polar. O termômetro marcou 1°C na cidade, a menor em 15 cidades da região desde sexta-feira (5). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a última vez que o fenômeno aconteceu desta forma foi em 1985 

Especialistas da Fundação de Apoio à pesquisa Agrícola-Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo (Fundag) explicam que, desde quinta-feira (4), o estado foi afetado pela passagem de uma frente fria, derrubando as temperaturas em toda a região.

Veja o ranking das cidades da região:

  1. Elias Fausto: 1°C
  2. Cosmópolis: 1,2°C
  3. Limeira: 1,7°C
  4. Saltinho: 1,9°C
  5. Cordeirópolis: 2,2°C
  6. Piracicaba: 2,4°C
  7. Capivari: 2,8°C
  8. Mombuca: 3,1°C
  9. Nova Odessa: 3,3°C
  10. Ipeúna: 3,6°C
  11. Rio das Pedras: 3,6°C
  12. Charqueada: 4,1°C
  13. São Pedro: 4,3°C
  14. Iracemápolis: 4,4°C
  15. Santa Bárbara d’Oeste: 5,6°C

Com a queda dos termômetros, algumas cidades da região registraram geada. Moradores de Mombuca enviaram imagens que mostram o gelo se formando em cima de carros e sobre a vegetação na zona rural.

Segundo a Fundag, os valores de temperatura abaixo de 2°C indicam geada para a maioria das culturas. Pela análise do órgão, as baixas temperaturas afetaram diversas culturas no estado. Em Piracicaba, o frio pode ter afetado plantações de cana-de-açúcar, com a reversão de sacarose.